ADOLESCENTES

cursinho preparando o futuro

SITUAÇÃO: Reativado presencialmente a partir de 2022. Durante o período de pandemia o processo seletivo de vestibulinho fora suspenso, sendo retomado a partir do segundo semestre de 2022.
ATENDIMENTO:
adolescentes
PÚBLICO ATENDIDO: até 140 adolescentes anualmente
CICLO: 9 meses, de março a novembro. Curso de 160 horas de aula.
PERIODICIDADE: Sábados, presencial.

Cursinho pré-vestibulinho atuante desde 2008 no preparo de adolescentes de escolas públicas da Brasilândia – periferia da Zona Norte de São Paulo – que estejam final do ciclo de Fundamental II para ingresso em escolas técnicas, com foco nas escolas técnicas estaduais (Etecs).
A cada ano acrescentamos novas propostas a partir das experiências dos anos anteriores, com constante aprendizado.
Em 14 anos atendemos mais de 1000 jovens, com mais de 100 aprovações em diversas Escolas técnicas estaduais, federais, Liceu de Artes e Ofícios e escolas privadas, sendo 36 aprovações alcançadas em 2019, último ano que houve prova de ingresso antes da pandemia.

Confira o nosso último RELATÓRIO DE ATIVIDADES.

NOVO CURSINHO

SITUAÇÃO: Em planejamento. Parcialmente financiado com a campanha O SONHO SAIU DA QUARENTENA.
ATENDIMENTO:
Adolescentes
PÚBLICO ATENDIDO:  em planejamento.
CICLO: de 6 a 8 meses.
PERIODICIDADE: variável, presencial e virtual.

A pandemia de COVID-19 escancarou as mais diversas desigualdades: no acesso a internet, na estrutura para estudo virtual, na inclusão digital. Sabendo que a realidade de ensino e relações virtuais será permanente e observando as necessidades dos alunos que atendemos, projetamos uma inclusão digital efetiva e preparo de nossos professores a nova realidade imposta, iniciamos o treinamento de voluntários e estruturação de nossa plataforma de ensino. Em 2021 tivemos turmas de reforço do conteúdo de ensino fundamental II, com as melhores e mais atualizadas práticas pedagógicas, alcançando em especial aos mais afetados pelo longo distanciamento das escolas.
No novo modelo levaremos aos alunos tablets em ambiente sanitariamente seguro. Os alunos terão acesso a conteúdos de estudo personalizados em plataforma de ensino com funcionamento offline, acompanhamento e mentoria de um voluntário acolhedor. O acolhedor desenvolverá atividades engajadoras e com encontros (virtuais ou presenciais) com sua turma.

orientação vocacional

SITUAÇÃO: Reativado em 2022.  
ATENDIMENTO:
Adolescentes
PÚBLICO ATENDIDO:  80 adolescentes por ano.
CICLO: Anual, curso de 30 horas
PERIODICIDADE: encontros virtuais durante a semana, noturno na maioria.

Em funcionamento como complemento ao cursinho aos sábados a tarde, oferece uma jornada de auto conhecimento e exploração das diversas áreas do saber. Encerra as atividades com uma apresentação de diversos cursos técnicos a todos alunos do vocacional e cursinho. São convidados ex-alunos do cursinho para apresentação dos cursos técnicos que estão estudando ou já completaram, dando suporte importante na difícil escolha do curso técnico a ser escolhido.
Avaliaremos em 2021 a inclusão desse projeto ao novo formato do cursinho ou ampliar as ações, dando suporte na escolha dos adolescentes ao novo ensino médio, que prevê 5 itinerários distintos de formação.

SAÍDAS CULTURAIS

SITUAÇÃO: Reativado em 2022.
ATENDIMENTO: Adolescentes
PÚBLICO ATENDIDO:  100 adolescentes por ano.
CICLO: Anual, duas saídas (centro e museu catavento)
PERIODICIDADE: duas vezes por ano

Atividades extra-curriculares:

  • A descoberta da história da cidade de São Paulo e de cada ciclo pelo qual a cidade passou traz um ressignificado ao centro antigo de São Paulo, uma descoberta da rica história e cultural de nossa cidade.
  • Visita ao Museu Catavento, a ciência em todo lugar,  aproveitando cada sala temática e atividades das mais variadas, todas com rico aprendizado.

VISITA ÀS ESCOLAS TÉCNICAS


SITUAÇÃO: Reativado em 2022.
ATENDIMENTO: Adolescentes.
PÚBLICO ATENDIDO:  90 adolescentes por ano.
CICLO: Anual, duas saídas (2 ETECs em cada saída)
PERIODICIDADE: duas vezes por ano

As excelentes instalações das Escolas Técnicas Estaduais (ETECs) destoam da realidade da maior partes das escolas públicas que nossos alunos frequentam. Após as visitas, com a apresentação de cursos, salas e laboratórios, percebemos uma vontade de estudo muito maior e a descoberta de potenciais e caminhos de carreira até então desconhecidos no ambiente da periferia. Tentamos apresentar uma variedade de escolas e sempre encontramos nos corredores ex-alunos nossos, atuais alunos da ETEC, que reforçam o apoio para que mais alunos da periferia ocupem ainda mais esses espaços. Um efeito que não prevíramos é o suporte que os alunos desses 12 anos de projeto oferecem entre si, estando na mesma turma, curso ou escola, e recebem de alunos mais velhos na mesma escola, pois passaram pelo mesmo processo que eles, sendo todos ex-alunos do Preparando o Futuro. Assim criamos mesmo sem pretensão ou organização um ciclo virtuoso de auto-cuidado.