DEPOIMENTOS

É inspirador! É incrível como uma ideia somada a muita dedicação de muita gente traz resultados (histórias de vida) tão bonitas.
Alessandra
Presidente e Professora Voluntária
Fazer parte do cursinho do PiPA realmente foi um primeiro passo para outras portas se abrirem, conhecer e ampliar as minhas perspectivas de futuro. Eu, que já fui uma aluna desmotivada, após fazer parte desse projeto passei acreditar no meu potencial.
Ana Júlia
Ex-aluna
O cursinho do PiPA foi muito bom para o complemento das matérias da minha antiga escola. Sou muito grata pela ajuda que o cursinho me deu; me abriu portas para coisas maravilhosa na minha vida.
Ana Luiza
Ex-aluna
Me move a vontade de ajudar as pessoas a terem oportunidades semelhantes às que eu tive e enxergarem um modo de serem pessoas melhores por meio do ensino e da educação.
Andrey
Professor Voluntário
Além do ensino espetacular, o cursinho me proporcionou momentos incríveis , tendo a amizade dos meus colegas e ex-professores.

Beatriz Crispim
Ex-aluna
O cursinho do PiPA me ajudou muito, além dos livros e apostilas. Conheci o que estava lá fora. Mas o mais importante: ensinou a ajudar... Seja um amigo, seja um desconhecido, seja o país... Assim, eu descobri, que a educação é o primeiro passo para uma sociedade melhor!
Beatriz Gomes
Ex-aluna e Voluntária
Me marcou muito, foi uma experiência incrível, professores maravilhosos, dúvidas eram sempre bem esclarecidas. Infelizmente não conseguir passar na ETEC porém pretendo fazer prova novamente.
Bianca Gomes
Ex-aluna
O companheirismo de todos os professores foi algo bem marcante para mim pois eles não estavam lá apenas para nos dizer "passem" e sim "acredito em vocês"!
Bruna Jimenez
ex-aluna
Como ex-aluna do cursinho do PiPA reconheço a importância dele para os jovens da Brasilândia e para a sociedade. Acredito que ele contribui muito na formação de jovens mais conscientes, dando novos horizontes e perspectivas. Sou voluntária pela gratidão ao grande impacto que o cursinho teve em minha vida!
Camila Marques
Ex-aluna e Voluntária
Quero retribuir o que o cursinho do PiPA fez por mim, acredito muito no projeto e na mudança que ele traz para as vidas das pessoas, não só para os alunos, mas para todos os envolvidos.
Carolyna Fernandes
Ex-aluna e Professora Voluntária
Eu sempre quis passar na Etec mas não sabia como, e o cursinho me mostrou como e que eu tenho capacidade de fazer várias coisas e ir atrás dos meus sonhos. Sou eternamente grata a todos do cursinho.
Danielle Ferreira
Ex-aluna
É um projeto apaixonante com pessoas prontas para ajudar a transformar a vida de jovens que são esquecidos pelo poder público. Gente com garra para dar visibilidade e poder a quem é invisível na sociedade.
Denise Salum
Professora Voluntária
O Cursinho Preparando o Futuro é extremamente sério e muito preocupado com o ensino. Tenho orgulho de fazer parte desse projeto.
Diego Garcia
Professor Voluntário
A responsabilidade e a dedicação para com o trabalho e os alunos são uma marca desse Cursinho.
Elaine Costa
Voluntária
Tem sido um desafio, mas é maravilhoso servir.
Eliete Camelo
Voluntária
O mais marcante foi o último dia de aula quando vários alunos já sabiam que tinham passado no vestibulinho e daí pra frente o conhecimento que recebemos me ajudou de todas as formas
Elvis Soares
Ex-aluno
O cursinho foi muito importante para mim, porque a ajuda que eles me deram para estudar, o material e as atividades foram fundamentais para eu conseguir estudar e fazer a prova. Além do incentivo e o apoio que foi muito importante para tentar.
Emily Fernandes
Ex-aluna e Voluntária
É um excelente projeto, creio que ele abre as portas para muitos adolescentes que tem interesse em ingressar em escolas melhores pelo Vestibulinho, acho que só tem a agregar.
Euller Nogueira
Professor Voluntário
É bom contribuir de alguma forma para o ensino na comunidade da qual eu pertenço.
Evelin Mendes
Professora Voluntária
Meu primeiro impacto com o cursinho do PiPA foi marcante, me abordaram na escola que estudava e apresentaram tantas pessoas que exalam uma força de vontade em ajudar a mudar a situação dos estudantes da periferia. Assim me deram uma perspectiva ainda maior do que eu poderia alcançar através do estudo.
Gabriel Barbosa
Ex-aluno
Tenho orgulho de todas as pessoas envolvidas com o cursinho, desde os voluntários aos alunos. O empenho e disposição de cada um dos seres pertencentes ao PiPA muda vidas, histórias, e nos faz ser casa vez melhor.
Gabriel Suzarte
Professor Voluntário
O cursinho do PiPA foi muito importante para minha vida, porque além de me ajudar a entrar na Etec, tirou a limitação que eu colocava em conquistar os meus sonhos. Uma coisa que me marcou foi a força de vontade dos professores em nos ajudar.
Gabriela Silva
Ex-aluna
Eu acho q não dá pra descrever, mudou completamente minha vida. o que me marcou foi a vontade de ajudar de todos os envolvidos.
Gabriella Costa
Ex-aluna
Eu acredito no projeto, acredito nas pessoas envolvidas no projeto. Foi essencial para minha formação e eu acredito que também poderia ser capaz de ajudar o projeto a continuar.
João Pedro (Polvilho)
Ex-aluno e Professor Voluntário
O cursinho foi ótimo porque inicialmente eu não sabia o que era uma Etec, mas então fui percebendo que era uma ótima escola. Graças ao cursinho consegui entrar em uma Etec!
Letícia Alves
Ex-aluna
Antes do cursinho não tinha nenhuma visão de futuro, eu achava que minha vida seria apenas o Elisa Maria. Depois tudo mudou, parece que surgiu uma luz no fim do túnel. Foi uma parte muito importante da minha vida, os momentos que passei foram importantes para minha autodescoberta.
Letícia Uriel
Ex-aluna
Foi o primeiro lugar onde lecionei em sala de aula; me emociono a cada ano com as conquistas dos alunos, por ver como esse trabalho tão essencial de educar pra vida afeta muito positivamente tantas vidas. Após cada encontro, aulas e reuniões, que voltava do PiPA sempre me senti muito bem.
Luciene Vieira
Voluntária
Foi muito importante para mim. Eu era muito desmotivada e muitas vezes não acreditava na minha capacidade, mas quando eu vi a dedicação dos professores e comecei a entender as matérias, tudo mudou. As visitas técnicas foram essencias e me deram mais força de vontade para atingir meu objetivo, que era passar na Etec. Sou muito grata pelo cursinho, com ele ampliei meus conhecimentos e atingi minha meta.
Mirella Santos
Ex-aluna
Em um primeiro momento, fui motivada em obter experiência com licenciatura. Depois de começar a dar aula, o que me motivou foi não só o papel social do professor, como também o compromisso social do PiPA.
Nayara Amâncio
Professora Voluntária
O PiPA foi meu primeiro contato com voluntariado e sala de aula, e mudou minha visão de mundo, provocando reflexões sobre consciência de classe e lugar de fala. É energizante buscar maneiras de servir aos alunos, e maior ainda é a alegria de acompanhar o despertar de cada um. Nessa jornada de unidade na diversidade, o Preparando o Futuro me traz esperança de um Brasil menos desigual.
Olívia Cueva
Professora Voluntária
A importância do cursinho do PiPA é dar oportunidade para as pessoas que não têm condições de pagar um curso preparatório. Ajudam muitas pessoas e eu sou muito grata a isso. Tudo me marcou, foi uma experiência incrível. Agradeço a todos os professores e administradores que me ajudaram.
Luciene Vieira
Ex-aluna
Tenho muito orgulho do projeto e principalmente das pessoas que o organizam, por serem perseverantes e organizadas mantendo-se firmes nos planejamentos mesmo com adversidades.
Pedro Catalani
Professor Voluntário
Não tenho como descrever direito tudo o que este cursinho mudou na minha vida, foi um grande divisor de águas, com certeza! Todos os sábados eu acordava cedo e, mesmo com vontade de voltar pra cama, pensava em como aquilo iria mudar meu futuro, então me levanta e seguia. Eu não tive sorte de passar na ETEC, mas este cursinho me fez abrir muitas portas para o conhecimento.
Sabrina Bueno
Ex-aluna
O PiPA nos leva a um desenvolvimento pessoal indescritível. Um ambiente de acolhimento, sem julgamentos, sem medo e sem egoísmos. Nos doamos pensando em entregar algo, mas todos recebemos muito mais do que entregamos. Um passo para um futuro possível e belo de desenvolvimento humano.
Tiago Almeida
Professor Voluntário
O Preparando o Futuro é o sonho de mudar o mundo por meio da educação sendo construído aula após aula. É trazer oportunidade pra quem desacredita, não é ajudar, e sim mostrar para quem desconhece um mundo de oportunidades que a educação pode tornar realizações. Sinto muito orgulho de fazer parte dessa equipe incrível nesse projeto que eu acredito extremamente.
Vanessa Urbano
Professora Voluntária
Foi através do cursinho do PiPA que pude passar na Etec, e me voluntariar é uma forma de ajudar outros jovens a terem um melhor ensino também. É um projeto incrível!
Vitória Gomes
Ex-aluna e voluntária