Procura-se pessoas para construir um novo futuro
Sabemos que a educação é um direito de todos e que é através dela que mudanças e transformações acontecem, porém, muitas pessoas ainda não possuem o devido acesso a ela.
O nosso país apresenta profundas desigualdades e a educação de qualidade continua sendo para um grupo pequeno e privilegiado. A evasão escolar ainda assola nossas cidades e, principalmente, as grandes periferias. A falta de motivação, de incentivo, a necessidade de trabalhar desde cedo, as falhas no ensino e outras dificuldades apresentam uma barreira para que os jovens se desenvolvam e consigam realizar objetivos e sonhos.
Muitos destes jovens, sem o devido apoio, referência e vivendo a fase da adolescência – que é um período comum de contestação, de busca pela independência e de descobertas – encontram o mundo do crime, da violência ou então perdem grandes oportunidades de trabalho, de formação profissional e pessoal, por exemplo.
É aí que entra o PiPA, uma Associação que conta com mais de 100 voluntários e outros colaboradores que juntos se unem todos os anos para preparar centenas de jovens com o objetivo de proporcionar uma formação inclusiva e necessária para o ingresso em escolas técnicas estaduais e federais, Liceus de artes e escolas privadas. A ideia é fornecer uma gama de conhecimentos que contribuam para o pleno desenvolvimento do estudante, principalmente seu pensamento crítico e autônomo. Acreditamos muito na importância de dar acesso ao mundo da cultura, da arte e da reflexão. Todos nossos projetos são pautados nestes conceitos e em grandes práticas pedagógicas.
Estamos aqui desde 2008 e agora, com mais uma importante iniciativa, apresentamos o projeto “Preparando o Novo Futuro”. É mais que um curso preparatório para passar em Etecs, é uma porta que se abre para o futuro. Nesse projeto, criamos a “Rede comunitária de WI-FI”, com o próprio apoio de jovens que foram nossos alunos e que hoje desenvolvem todo projeto de construção e implantação da rede que pretende oferecer, em 2022, acesso gratuito aos conteúdos educacionais a mais de 100 pessoas. É uma forma de incluir os estudantes no ensino híbrido. Assunto que nasceu com o desafio que a pandemia trouxe: a inclusão digital para o aprendizado de crianças e adolescentes.
Para financiar esse projeto precisamos da doação de pessoas que acreditam que a educação é a porta de entrada para o Novo Futuro! Assim, a campanha de doação deste segundo ano do projeto vai nos ajudar a:
- Concluir a implementação da Rede Comunitária;
- Ampliar a produção de Conteúdos de ensino;
- Impactar mais 140 adolescentes;
Para doar, é só acessar o nosso link da campanha. Contamos com a sua ajuda. Lembrando que a cada R$ 1 real doado, o Fundo ENFRENTE triplica o valor, fazendo com que o projeto tenha ainda mais chance de alcançar os recursos necessários.
Você, assim como nós, também acredita no potencial da educação para transformar a vida de um ser humano, de uma sociedade? Se sim, essa é a sua chance de ajudar a que iniciativas como essas cresçam.
sou psicopedagoga atuante na APAE de Buriti dos Lopes, sou diretora na instituição tbm e gostei da metodologia de vocês, se necessário podem me contatar para demais ajuda.