Em parceria com Fundação Tide Setubal e Fundo Enfrente, a Associação PiPA lança campanha para financiar mais um ano do cursinho popular Preparando o Futuro. O projeto tem por objetivo preparar adolescentes do nono ano para a prova das escolas técnicas de São Paulo. Atualmente, o cursinho, que acontece há 15 anos, prepara 140 adolescentes. As contribuições vão de 17 de novembro a 20 de dezembro deste ano e a cada 1 real arrecadado, o Fundo Enfrente triplicará o valor.
Esta é a terceira edição da campanha para melhoria do cursinho e, com o alcance da primeira meta, que é de R$90.000,00, o Preparando o Futuro dará aulas para mais 140 adolescentes, produzirá conteúdos digitais, publicará uma metodologia para que outras instituições possam replicar o projeto e implementará um programa de apadrinhamento. E, alcançando a segunda e ousada meta de R$163.000,00, será possível fazer muito mais! Como oferecer Visitas Técnicas a ETECs, Saídas Culturais, Dia das Profissões, continuar expandindo a Rede Comunitária de Wi-Fi, imprimir apostilas, cobrir custos de papelaria e reembolso para o transporte das pessoas voluntárias.
Este é o último ano da parceria com o Fundo Enfrente e a última chance de fazer cada contribuição valer por três. Além disso, a campanha funciona pelo método ganha-ganha, ou seja, quem participa, além de apoiar o projeto, ganha recompensas, como canecas, camisetas e até a experiência de participar de uma tarde de jogos de tabuleiros. Mas a campanha é tudo ou nada, caso a meta 1 não seja alcançada, o dinheiro volta para quem participou.
É muito comum que quem estudou no cursinho, em sua maioria já pessoas formadas, retornem para se voluntariar e continuar fazendo parte da rede de transformação atuando como professoras e professores, provando que é possível, mesmo morando na periferia, alcançar grandes objetivos. Segundo Daniel Pereira, 14 anos, aluno, o curso preparatório é uma grande oportunidade, “O cursinho Preparando o Futuro, é um combustível de esperança para mim porque eu ouvia falar das ETECs, mas não sabia como me preparar e com o cursinho eu vi uma porta de sabedoria para que eu ingressasse nesse futuro maravilhoso”, completa o aluno.
O sonho de mudar o futuro de adolescentes da Brasilândia depende de cada contribuição para que as aulas preparatórias do vestibulinho continuem abrangendo matérias que estão em falta nas escolas públicas da região e reforçar as que são ensinadas, direcionando-as para o conteúdo das provas. Tiago Mariano, idealizador do cursinho e Associado Fundador do PiPA, acrescenta que “A cada ano novos jovens com tantas diferenças, mas tantas outras similaridades, chegam com brilho nos olhos ao saber que podem sonhar. Esse sonho nós construímos e realizamos juntos”. Além de ampliar o conhecimento de cada adolescente, também é oferecida a oportunidade de ter uma rede de apoio e parceria desde o momento em que se chega no Preparando o Futuro, passa pelas 32 semanas de intenso estudo, realiza sua inscrição para a ETEC e finaliza o cursinho ingressando na escola técnica!