Conheça o projeto do PiPA que produz todo o material pedagógico do cursinho Preparando o Futuro
Desde 2008 o cursinho popular Preparando o Futuro auxilia jovens do 9º ano do ensino fundamental a ingressarem nas Escolas Técnicas Estaduais de São Paulo. O cursinho, que tem como foco o vestibulinho das ETECs, é um dos projetos mais conhecidos do PiPA e ampara anualmente 140 adolescentes da periferia da Zona Norte de São Paulo.
Dentro do Preparando o Futuro ainda existem algumas outras frentes, como o Matéria em Ação, um projeto voltado para o desenvolvimento de todo o material pedagógico utilizado no cursinho.
Além da apostila, que agora passa apenas por revisões e atualizações anualmente, o Matéria em Ação produz todo um conteúdo exclusivo, alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), para ser disponibilizado na plataforma virtual Kolibri.
Por meio desta plataforma, o aluno tem acesso a um complemento do que aprende em sala de aula, podendo ter uma rotina de estudos individualizada e autônoma. Por outro lado, o PiPA consegue acompanhar a jornada de estudos e saber em quais conteúdos o aluno possui mais dificuldade.
O Matéria em Ação produz e faz a curadoria de conteúdos de álgebra, geometria, gramática, interpretação, física, química, geografia, biologia, história e atualidades, sempre com foco no que é cobrado nas provas do vestibulinho.
O time do projeto conta com cerca de 20 pessoas, em sua maioria voluntários, que se dividem em cargos de curadores, pessoas de referência, transcritores, analistas e coordenadores.
Os cargos do Matéria em Ação
Curadores
Os curadores têm a função de cuidar da qualidade e confiabilidade do material pedagógico, assim eles estudam, selecionam e elaboram conteúdos para o aluno saber exatamente o que estudar.
Pessoas de referência
A pessoa de referência auxilia o time de curadoria, tirando dúvidas técnicas que possam surgir durante a elaboração do material, além de revisar todo o conteúdo ao final.
Transcritores
Como o material pedagógico é disponibilizado de forma online, para os alunos estudarem sozinhos, é importante que o conteúdo seja atrativo. Então, depois de revisado, os transcritores são responsáveis por adaptar o conteúdo, tornando-o mais acessível e atraente para os adolescentes.
Analistas
Para os conteúdos estarem conversando com as aulas presenciais e com a apostila, o analista entra em ação, organizando o material online que é disponibilizado para garantir a consistência e integração no aprendizado.
Coordenadores
E por fim, mas não menos importante, a coordenação trabalha organizando as entregas de toda a produção, orientando a equipe e monitorando o cronograma do ano.
E é por causa desse time e trabalho que os alunos conseguem ter acesso a uma jornada de estudos completa, já que nos somamos à escola com as aulas presenciais do cursinho e o conteúdo online de complemento.
Ajude a manter os projetos do PiPA!
Apesar dos voluntários, o PiPA também precisa de doações financeiras para a manutenção de projetos como o Preparando o Futuro.
Se você, assim como a gente, acredita que quanto mais oportunidades, maiores as possibilidades de transformação, faça uma doação! Nossa campanha permanente está disponível em benfeitoria.com/projeto/pipanoar e você também pode doar pela chave Pix: opipa@opipa.org.