A pesquisa realizada no final do ano tinha como objetivo a coleta de avaliações do cursinho popular e o mapeamento de melhorias para o ano seguinte. Veja os resultados.
Uma pesquisa realizada com alunos e responsáveis mostrou que o cursinho popular Preparando o Futuro, ministrado pela instituição PiPA, impactou de forma muito positiva todos os envolvidos com o projeto em 2022.
O cursinho, que tem como objetivo o preparo de jovens do nono ano para as provas das escolas técnicas da cidade, costuma atender mais de 100 alunos da periferia de São Paulo anualmente.
Cursinho popular cada vez melhor
O Preparando o Futuro já acontece há 15 anos, e mesmo com resultados palpáveis, o PiPA sempre se preocupa em dialogar e entender as percepções de quem participa de seus projetos.
Segundo a Diretora Presidente, Alessandra D’Avanzo, a ideia da pesquisa era ter uma avaliação e mapear possíveis melhorias. “Nada melhor do que as pessoas atendidas para nos dizer como foram suas experiências no projeto e se isso realmente impactou a vida delas. Com isso, também conseguimos saber o que não está caminhando bem, e fazer os ajustes necessários para o ano seguinte, numa lógica de melhoria contínua”, explica.
A pesquisa foi aplicada no final do ano de 2022, com 68 alunos e 60 responsáveis, totalizando 128 respondentes e, agora, você pode conferir alguns dos resultados.
Percepção dos responsáveis
De forma geral, os responsáveis perceberam maior empenho dos adolescentes nos estudos, que refletiu no aumento das notas escolares, no amadurecimento e no senso de responsabilidade.
Eles também se mostraram gratos pela dedicação dos profissionais envolvidos no cursinho popular e frisaram que o projeto é uma grande oportunidade para os jovens terem uma nova perspectiva de futuro.
Interesse pela educação
Em números exatos, 80% dos responsáveis concordaram totalmente que depois de começar a frequentar o cursinho, os adolescentes tiveram mais interesse por seus estudos; 16,67% deles concordaram parcialmente com a afirmação; 1,67% discordaram e 1,67% foram indiferentes.
Melhoras nas atividades Escolares
Indicação do cursinho
71,67% dos responsáveis respondentes concordaram totalmente que a frequência no projeto fez com que os adolescentes tivessem mais êxito em suas atividades escolares. Já 26,67% concordaram parcialmente, enquanto 1,67% não perceberam diferença nos resultados escolares.
Quando perguntados se indicariam o cursinho popular Preparando o Futuro, tivemos uma média geral de 9,95 (onde 10 era o máximo) para respostas positivas sobre a indicação do projeto, como demonstrado no gráfico acima.
Percepção dos alunos
Para os alunos, os principais pontos positivos do cursinho popular são a qualidade do ensino, as saídas culturais e visitas técnicas, além do acolhimento e preocupação dos profissionais.
Muitos destacaram que a maior motivação ao longo do curso foi a possibilidade de acesso a um ensino melhor, enquanto outros, quando questionados sobre os fatores de desmotivação, apontaram o esforço em acordar cedo, colegas com conversas paralelas durante as aulas e problemas pessoais como desmotivadores.
Sobre a avaliação da saída cultural ao centro de São Paulo, 64% dos alunos avaliaram a experiência como excelente. Já 30,95% avaliaram como boa e 5% como regular.
Visita Técnica nas etecs carlos de campos e santa ifigÊnia
Na avaliação da primeira visita técnica às ETECs Carlos de Campos e Santa Ifigênia, 87% dos adolescentes avaliaram a experiência como excelente, enquanto 13% acharam a experiência boa.
Quando perguntados sobre a qualidade dos simulados aplicados no cursinho popular, 78% dos alunos responderam que os simulados eram excelentes e 22% acham os simulados bons.
Próximos anos
Próximos anos
Com os resultados da pesquisa, conseguimos concluir não apenas a satisfação dos beneficiados pelo cursinho popular, como também os resultados surpreendentes que ele pode promover a cada nova vaga disponibilizada.
Por aqui, seguiremos ouvindo e dialogando com a comunidade, além de batalhar para que este projeto continue vivo, como um agente de transformação social.